A obtenção da certificação AWS Certified Advanced Networking – Specialty valida a experiência em design e manutenção de arquitetura de rede para o portfólio de produtos da AWS.
Semelhante ao nível professional, o nível Specialty, foca em um mergulho profundo num tema específico e é recomendado, para pessoas que querem se especializar em uma área dentro das tecnologias da AWS.
A prova AWS Certified Advanced Networking – Specialty (ANS-C01) concentra-se nos conceitos de rede da AWS, e está dividida em 4 domínios de conhecimento:
Dentro dessa divisão, podemos destacar os seguintes pontos:
- Projetar e desenvolver soluções de rede híbridas e baseadas em nuvem usando a AWS.
- Implementar os principais serviços de rede da AWS de acordo com as melhores práticas.
- Operar e manter a arquitetura de rede híbrida e baseada em nuvem para todos os serviços da AWS.
- Implementar o uso de ferramentas e automatizar tarefas de rede em ambientes híbridos e baseados em nuvem.
- Implementar redes seguras usando serviços nativos da AWS.
Para se dar bem na prova do AWS Certified Advanced Networking Specialty, procure dar atenção a seguintes áreas de estudo:
- Serviços de computação de ponta (Edge network services)
Os serviços de computação de ponta, da AWS, fornecem infraestrutura e software que movem o processamento, e a análise de dados o mais próximo possível do endpoint.
O Amazon CloudFront é um serviço global, de rede de entrega de conteúdo (CDN), que fornece dados, vídeos, aplicativos e APIs com segurança para seus visualizadores com baixa latência e altas velocidades de transferência. - Infraestrutura global da AWS e como implantar elementos de rede
Para passar nessa prova, você precisará de uma compreensão completa de como a infraestrutura global da AWS é projetada e como funcionam os componentes fundamentais de rede da AWS em uma Virtual Private Cloud (VPC). - Opções de conectividade de rede híbrida
Muitos clientes da AWS contam com VPNs ou SDWAN para fornecer conectividade privada entre a infraestrutura na AWS e os recursos locais. Para casos de uso que exigem maior largura de banda, desempenho de rede consistente ou maior privacidade, o AWS Direct Connect pode ser mais apropriado. O roteamento de tráfego e o failover são outros tópicos importantes. Essas soluções de conectividade geralmente são críticas para permitir a migração para a AWS.
Cursos recomendados:
Cloud Academy
AWS Skill Builder
Adrian Cantril – Cloud & Technical Training
AWS Advanced Networkin Exam Guide
Tutorials DOJO – Simulado
Bons estudos e uma ótima prova!
Routz, Let’s connect!
Nossos serviços:
Routing & Switching
Security
Dev Ops & Cloud
DC Automation & Orchestration
Network Operations
Leia também: