Conhecer os diversos tipos de rede possibilita não só identificar as melhores opções para o seu negócio, como também, promove a criação de uma rede eficiente.
Para adquirir uma estrutura completa de segurança e tecnologia, é imprescindível conhecer os protocolos de rede. Eles são a linguagem que permite a comunicação universal entre os dispositivos.
O TCP/IP é o mais importante deles, o acrônimo para Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e Internet Protocol (Protocolo de Internet), responsáveis pela base de envio e recebimento de dados de toda a rede, tornando assim, a internet possível.
O seu modelo de arquitetura possui funções divididas em camadas, da mesma forma que o OSI. A principal diferença, é o número delas: 7 camadas no OSI, enquanto no TCP/IP somente 4 camadas: Aplicação, Transporte, Rede e Interface de rede. Acompanhe:
- Aplicação:
Faz a comunicação entre os programas e os protocolos de transporte e é responsável por tudo que está relacionado aos serviços de comunicação que visam a interação junto ao usuário.
- Transporte:
Corresponde igualmente à mesma camada no modelo OSI. São executadas ações relacionadas à confiabilidade e integridade dos dados.
- Inter-redes:
Responsável pela permissão de envio de pacotes por hosts a qualquer rede e pela garantia de que esses dados cheguem ao seu destino.
- Interface de rede:
Correspondente às camadas de enlace de dados e física do OSI, onde ocorre a conexão básica do host com a rede por meio de algum protocolo capaz de enviar pacotes IP.
Toda essa arquitetura TCP/IP prevê como benefício primordial a segurança no processo de troca de dados entre hosts e ainda:
- A Padronização, por ser um protocolo roteável, completo e passível de integração com todos os sistemas operacionais disponíveis hoje no mercado;
- A Interconectividade, em função de se tratar de uma tecnologia que possibilita a conexão entre sistemas não compatíveis;
- O Roteamento, habilitando a conexão remota de internet tanto por tecnologias mais antigas quanto mais recentes;
- O Protocolo robusto, apresentando um conjunto de protocolos escalável, multiplataforma e que permite a utilização em sistemas operacionais entre dois pontos distantes;
- A Internet, que representa a vantagem de obtenção de acesso à internet por meio da suíte TCP/IP de protocolos.
Let’s connect! Vem pra Routz!