Procurando pistas para encontrar a solução do problema, o troubleshooting, busca as causas e implementa soluções de redes para resolvê-lo. Acompanhe!
Troubleshooting é uma palavra em inglês que traduzida significa “solução de problemas” ou “diagnóstico e resolução de problemas” para identificar, analisar e corrigir problemas em um sistema ou dispositivo.
Este processo geralmente segue uma abordagem sistemática e posteriormente, implementa medidas preventivas, para continuar monitorando o sistema e garantir que os erros não voltem a acontecer.
É essencial registrar todas as etapas e tomadas de decisões para uma possível referência futura e aprendizado das experiências passadas.
Atenção! O troubleshooting pode variar dependendo do domínio específico, seja tecnologia, eletrônica ou software e a sua abordagem será sempre adaptada com base na natureza do problema, no contexto em que ele ocorre.
Como uma bússola, ele aponta as falhas e ajuda o profissional de TI a corrigir o erro e retomar o pleno funcionamento do sistema.
O primeiro passo, é identificar o problema. A partir daí, o profissional consegue mensurar o tempo que irá demorar para resolvê-lo, levando em consideração os custos das operações.
E após analisar o que está atrapalhando o funcionamento, o momento é de solucionar o erro com ações que condiz com a falha que foi encontrada.
Para reduzir esse processo, as empresas têm investido no APM- Application Performance Management. Uma ferramenta que atua no monitoramento de aplicações, reduzindo o tempo do troubleshooting, além de torná-lo mais eficaz.
Durante este processo, alguns dados e informações são capazes de otimizar ou até mesmo atrasar alguns pontos do sistema, para agilizar esse processo, precisam ser examinados!
Com uma análise minuciosa de códigos, logs e silos, é fundamental ter uma equipe voltada para resolução ágil de falhas e bugs.
O log é um tipo de arquivo que registra tudo o que acontece no software, uma verdadeira estratégia de análise para diminuir o tempo gasto na análise do erro. Nele, você encontra informações de operações do sistema, como também dados de bugs que aconteceram neste processo. Nesse momento, a APM é ajudará a compilar dados importantes do log.
Além do log, outro agente que também aparece na solução de problemas são os silos, responsável por armazenar dados de uma determinada área.
Os silos separam as informações por áreas como o setor administrativo e o financeiro e não possuem interconexões entre si, o que torna necessário analisar cada um para encontrar a causa do problema. Por conta dessa característica, os silos são agentes que tornam o processo de troubleshooting mais demorado.
Problemas na conexão ou erros no sistema e no funcionamento da plataforma? Evite esses contratempos aplicando o troubleshooting com a nossa equipe.
A Routz Brasil, atua na área de consultoria de TI com suporte remoto e presencial. Conheça nossas soluções, Let’s Connect!
Leia também: