O mercado de tecnologia da informação está sendo impulsionado pelo consumo de soluções tecnológicas com destaque nas áreas de Software e Cloud, acompanhe!
Segundo a International Data Corporation (IDC), o Brasil ocupa o 11º no ranking global e deve avançar 5% este ano, na área de Telecom e de TI. Acompanhe as tendências desses dois setores:
- Redução de custos de nuvem
A otimização e redução dos custos de nuvem por meio de automação e pelo avanço do FinOps devem estimular os investimentos em provedores de serviços gerenciados, como Infrastructure as a Service (IaaS) e Platform as a Service (PaaS).
- Virtualização das redes de telecomunicações
Espera-se que o avanço tecnológico favoreça a automação de muitas tarefas administrativas, diminuindo os erros manuais e o tempo de aprovisionamento, proporcionando assim, maior produtividade e eficiência de rede.
- “Wireless first”
O movimento do Wireless first dá protagonismo às redes sem fio, devido à implementação do Wi-Fi 6 e da conectividade 5G. Espera-se um crescimento de 17%, como consequência da implantação de tecnologias emergentes, como IoT e IA.
- Rede 5g e Aplicações de IoT e AI
A nova rede de conexão permitirá o aprimoramento de verticais, como cloud, segurança, armazenamento e análise de dados, além de serviços gerenciados que são utilizados para aplicações em IoT, IA e aprendizado de máquina (ou machine learning) com previsão de crescimento de 35% até 2026.
- O mercado de Software AS a Service
O mercado de software deve crescer 15,1%, incentivados por soluções de segurança, gestão de dados, AI e experiência do cliente, em que metade desses investimentos, será em modelos SaaS, com previsão de crescimento de 27,6%.
- Fusão de inteligência e automação
AI vai ganhar mais espaço, sendo o terceiro maior potencial, atrás apenas de cloud e segurança.
- Segurança
Segurança cibernética é vista como prioridade para 53,6% dos executivos brasileiros. Os gastos em segurança devem crescer 13% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 1,3 bilhão neste ano.
Fonte: Canaltech – Tecnologia para quem entende