IPSec e SSL: conheça suas diferenças

Quais as principais características do IPSec e do SSL e sua relação com a VPN

Nas últimas décadas, e principalmente após a pandemia, o trabalho remoto se tornou essencial em várias área de negócio. Ser capaz de concluir tarefas fora do escritório, possibilitou uma maior produtividade e flexibilidade, razão pela qual trabalhar remotamente é adotado amplamente por várias empresas.

Mas para que o trabalho remoto seja eficaz, os funcionários devem ter acesso à rede da empresa onde quer que estejam. Uma rede privada virtual ( VPN ) serve essa função.

Usando uma VPN, os membros remotos da equipe podem se conectar diretamente à rede, executando tarefas como fariam enquanto estivessem no escritório. E as VPNs também criptografam dados para garantir que o acesso remoto seja seguro.

O que é IPSec?

Desde a década de 1990, o IPsec é o método tradicional de VPN  e continua a ser amplamente utilizado. As empresas precisam adquirir o software do cliente (Forticlient, CIsco Anyconnect), instalá-lo no computador de cada usuário para mantê-lo atualizado e, às vezes, também pagar para manter sua licença. Isso o torna bastante complicado de implementar e configurar.

O seu principal objetivo, é fornecer ao computador remoto, acesso direto à rede central, tornando-o um membro pleno. Usuários remotos têm acesso a qualquer local de armazenamento de arquivos, programas, impressoras e backups, exatamente como se estivessem no escritório.

O IPsec é, portanto, um sistema robusto que fornece aos usuários todos os recursos necessários, onde quer que estejam localizados.

O que é SSL?

SSL é o principal rival do IPsec como um protocolo VPN. E embora suas origens também tenham se destacado nos anos 90, o SSL é um método mais recente para implementar VPNs e está se tornando cada vez mais popular.

Recentemente o protocolo SSL foi substituído por uma tecnologia sucessora, Transport Layer Security (TLS), em 2015, mas os termos são intercambiáveis em linguagem comum e “SSL” ainda é amplamente utilizado.

Portanto, SSL fornece aos usuários, acesso mais específico que o IPsec. E em vez de se tornar um membro pleno da rede, os membros remotos da equipe, têm acesso a aplicativos específicos. Isso simplifica o fornecimento de diferentes níveis de acesso a diferentes usuários. E a segurança é mantida restringindo o acesso apenas ao necessário.

Diferenças:

Escolher entre IPsec vs SSL é uma decisão importante ao implementar a VPN de um cliente. Como você pode ver, cada tipo tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Segurança e conveniência são dois fatores principais a serem considerados. Como o IPsec requer software de cliente de terceiros, é mais complicado e caro configurar e manter. No entanto, isso também o torna mais seguro. É difícil para um hacker penetrar em um sistema IPsec sem saber qual cliente ele usa e as configurações exatas para fazer com que esse cliente funcione corretamente.

O SSL já é suportado pelo navegador do usuário remoto, portanto, ele não precisa de software extra e é mais simples de configurar. Essa simplicidade, no entanto, tem o custo de ser mais vulnerável a ameaças à segurança. Depois que um usuário entra na rede, o SSL assume a vantagem em segurança. As VPNs SSL funcionam acessando aplicativos específicos, enquanto os usuários IPsec são tratados como membros efetivos da rede. Portanto, é mais fácil restringir o acesso do usuário com SSL.

Se um de seus clientes trabalha com um funcionário freelancer, por exemplo, ele pode dar a essa pessoa acesso limitado aos programas de que precisa, sem permitir que eles vejam dados confidenciais ou proprietários da empresa. Restringir o acesso no IPsec é possível com as permissões do usuário da rede, mas isso adiciona uma etapa extra ao processo.

Não esqueça que mesmo um usuário em uma VPN IPsec ou SSL com criptografia robusta ainda está vulnerável a outras ameaças à segurança.

Os ataques de phishing por e-mail ou de engenharia social por telefone podem atingir um sistema seguro a qualquer momento. É por isso que é essencial que seus clientes forneçam a seus funcionários treinamento de segurança obrigatório, regular e atualizado.

Desconfiar de um link suspeito em um e-mail ou revelar uma senha por telefone é a primeira linha de defesa para manter um ambiente seguro.

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